Andaimes - Como Escolher o Melhor para sua Obra

Os andaimes são equipamentos necessários em diferentes tipos de obras e reformas, podendo estar presente em grandes construções como em manutenções mais cotidianas. Quem precisa de um andaime e não possui o equipamento pode optar pela sua locação.

Hoje em dia, a construção civil conta com diferentes modelos de andaimes, desde os mais simples, até os mais complexos e tecnológicos. Cada um se enquadra a um tipo de projeto. Por isso, é importante conhecê-los, a fim de escolher o melhor para a sua obra.

Quais são os tipos de andaimes ?

O andaime do tipo tubular ou torre é o mais versátil, uma vez que pode ter poucos metros para pequenas reformas ou ser maior para atender uma obra mais ampla. Outra vantagem é ser bastante simples de montar e, por isso, nem exige mão de obra especializada.

Esse tipo de andaime pode ser móvel ou fixo, já que nele é possível acrescentar rodas para deslocamento ou sapatas fixas e/ou ajustáveis. Mais uma razão para ser usado em diferentes ocasiões, como ao fazer a alvenaria e o acabamento ou a pintura e o revestimento.

Outro andaime é o do tipo fachadeiro, bastante visto em obras de grande porte. A sua estrutura suporta não apenas um grande número de trabalhadores como também os materiais usados na obra.

Com esse andaime, é possível ainda chegar a lugares de difícil acesso. O modelo é útil na hora de fazer a alvenaria e acabamento, mas também serve para a manutenção em fachadas e para as obras de infraestrutura.

Outro modelo de andaime é o suspenso, sendo que ele pode ser manual ou elétrico. Ele se assemelha a uma plataforma, suspensa por cabos de aço, e que se move verticalmente. Também suporta tanto os trabalhadores quanto os materiais, além disso, confere agilidade à reforma ou obra, uma vez que pode subir ou descer andares com praticidade.

É um andaime bastante seguro, possuindo guarda corpo. O modelo elétrico difere basicamente porque o seu acionamento não é manual. Além de suspenso elétrico, é chamado de andaime motorizado.

Ambos os modelos são mais úteis na fase de acabamento da obra, bem como na hora de instalar tubulações, placas ou mesmo de lavar a fachada. Outra vantagem dos andaimes suspensos é que eles exigem uma estrutura menor para ser utilizado.

A cadeira suspensa, um tipo de andaime individual, é outro modelo, constituído por um assento de aço, preso a um cabo de aço. Com ele, o trabalhador consegue se deslocar em diferentes direções com agilidade. Porém, é usado quando os demais modelos são inviáveis ou há poucos trabalhadores na reforma.

Quais os cuidados com a segurança ?

Ao alugar um modelo de andaime, é de extrema importância estar atento aos procedimentos de segurança, os quais são norteados, principalmente, pelas Normas Reguladoras e pelas Normas Brasileiras aprovadas pela ABNT. No caso dos andaimes, as principais a se conhecer são as seguintes:

- NBR 6494: trata sobre a importância dos andaimes em trabalhos realizados em locais elevados, quando não podem ser feitos a partir do piso.

- NBR 8800: define os requisitos necessários para o projeto da obra ou reforma quanto às estruturas que devem formar os andaimes.

- NR 18: aborda os procedimentos de segurança na construção civil, inclusive, quando são usados andaimes, indicando critérios a seguir.

- NR 35: indica procedimentos de segurança para trabalhos que são realizados em altura.

Para consultar preços e alugar andaimes clique aqui 


Por Paula Cassandra Alves em  21/01/2017

Galeria de fotos