Folha de São Paulo, 19/01/2002. -
ROBERTO COSSO - da Sucursal de Brasília
O avião que transportou a governadora Roseana Sarney (PFL) de São Luis (MA) para São Paulo, onde ela cumpriu uma agenda exclusiva de compromissos políticos, é contratado pelo governo do Estado do Maranhão.
A aeronave pertence à emprsa que ganhou a licitação para aluguel de aviões ao Estado do Maranhão e que teve seu banheiro adaptado para Roseana.
Pré-candidata à Presidência da Repúplica, Roseana foi a São Paulo na última quarta-feira e só volta hoje para o Maranhão. Acompanharam a governadora o gerente de Comunicação do Maranhão, Antônio Carlos Lima, e o gerente de planejamento Estadual, Jorge Murad, marido dela, além de um ajudante de ordens e dois assessores de imprensa.
Logo que chegou a São Paulo, na quarta -feira, Roseana teve uma reunião com Lima e seu marido para definirsua estratégia de comunicação para os próximos dois meses. À tarde, ela visitou o jornal "O Estado de São Paulo" e, à noite, jantou com amigos. Na quinta-feira, a governadora recebeu a equipe do publlicitário Nizan Guanaes na casa onde estava hospedada e visitou a Folha.
IMPROBIDADE
O promotor Nilo SpinolaSalgado Filho, da Promotoria da Cidadania do Mistério Público do Estado de São Paulo, disse que artigo 9º da lei de improbidade Administrativa impede que qualquer agente público utilize bens e serviços custeados com o dinheiro público para fins pessoais.
"No caso de governadores que viajam a outros Estados para fazer campanha, se as viagens forem pagas com dinheiro público, é caso clássico de improbidade administrativa", afirmou.
O advogado Carlos Ari Sundfeld, especialista em direito administrativo, disse que é lícito aos agentes públicos aproveitarem seus deslocamentos pagos com dinheiro público para cuidarem de interesses particulares.
"a questão é saber se os deslocamentos ocorrem por causa de compromissos públicos ou se eles são apenas uma desculpa."