É dura a vida do inquilino em tempos de valorização imobiliária nas cidades brasileiras que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o BRASIL ECO mostra que, desde 31 de maio de 2009 -data dos anúncio das 12 sedes - até janeiro desde ano apenas Salvador e Porto Alegre tiveram oscilação dos preços de aluguéis residenciais inferior à variação média do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo ( IPCA). Apenas Cuiabá, Manaus e Natal ficam de fora dos cálculos do IPCA e, portanto, não foram consideradas no ranking.
A capital federal lidera a valorização imobiliária. No período, os aluguéis residenciais subiram 17,25% em Brasília, a maior alta nas regiões analisadas, bem acima da oscilação do IPCA regional no período, que cresceu 9,27%.
O valor do metro quadrado de apartamento para venda chegou a R$ 7.097 em fevereiro no Distrito Federal, o mais caro do país, de acordo com levantamento da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe). A valorização de Brasília se deve ao fato de ser a região com a maior renda média mensal do país (R$ 1.548 em 2009) e oferta insuficiente de residências para o apetite do mercado, na opinião do presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Distrito Federal (Creci-DF), Hermes Alcântara. “Não há tanto lançamento de imóvel e estão cada vez mais caros”, diz. . .
Fonte: Perfilimobiliario
http://perfilimobiliario.com/site/?p=869
Para ler a materia na integra acesse:
http://perfilimobiliario.com/site/?p=869
Insira o endereço de e-mail associado à sua conta que lhe enviaremos a senha.