Blogs especializados em informática apostaram que o grande lançamento do Google durante a CES seria um PC com sistema operacional próprio. Os donos do buscador frustraram essa expectativa, mas anunciaram um serviço de venda on-line de vídeos digitais. Será a primeira vez que o portal tentará vender algo aos seus visitantes.
No site vídeo.google.com, será possível comprar episódios de seriados como os clássicos “I love Lucy” e “Macgyver” ou das últimas temporadas de “Survivor”, cada um por US$ 1,99.
O preço é o mesmo praticado pela loja iTunes (www.itunes.com) , da Apple, que é campeã de venda de música digital pela internet e estreou no ano passado sua loja de vídeos. Inicialmente, o serviço do Google deverá ser restrito a usuários dos EUA e tem, entre as principais atrações, a programação da rede de TV CBS, que inclui sucessos como a série “CSI: Crime Scene Investigation”.
Outro destaque do serviço é a oferta de jogos da NBA, que, segundo o Google, estarão disponíveis logo após o final das partidas.
Além de comprar os arquivos, o usuário também poderá alugar vídeos por US$ 1,99. O serviço funcionaria para episódios de programas de TV que foram recentemente exibidos e funcionariam por 24 horas.
Do outro lado do Atlântico, o site da estatal britânica BBC começa o ano apoiando a distribuição livre de vídeo digital. Por meio do projeto Creative Archive Licence (creativearchive.bbc.co.uk), a rede promete publicar centenas de notícias e deixar que usuários possam editá-las e distribui-las.
O acervo já tem 80 vídeos, que incluem as coberturas da queda do Muro de Berlim, do casamento do príncipe Charles com Camila Parker-Bowles e da final da Copa de 1966. Só usuários do Reino Unido acessam o conteúdo.