Não só em grandes obras, mas também em pequenas reformas os andaimes costumam ser essenciais. Em geral, se opta pela locação desses equipamentos, uma vez que em cada situação pode ser preciso um modelo com dimensões diferentes.
Além disso, qualquer obra na qual os trabalhadores tenham que ficar a mais de quatro metros do solo é obrigatório o seu uso. Para suprir essa necessidade, existem vários tipos de andaimes disponíveis para locação, sendo que entre eles os dois mais procurados são o modelo fachadeiro e o tubular.
A principal diferença entre eles é que o andaime do tipo fachadeiro é o escolhido quando se tem uma área alta e cumprida para trabalhar. Já o andaime do tipo tubular é usado principalmente quando se precisa trabalhar em altura. Ele também economiza tempo e espaço, uma vez que é montado na vertical, através de módulos, a fim de atingir a altura necessária.
Desse modo, a sua montagem e transporte são facilitados, além de ser fácil de montá-lo, porque possui encaixes simples, porém, seguros, que não exigem ferramentas especiais. Embora possa ser usado em grandes obras, o que vai depender do tipo de construção ou reforma, é bastante usado para reformas menores, principalmente, nas fases de alvenaria e acabamento.
Assim, está bastante presente durante a pintura de fachadas em prédios residenciais e industriais. Outra vantagem desse modelo é a segurança que proporciona, uma vez que é fabricado com tubo de aço-carbono.
Quando alugar Andaimes Fachadeiros ?
Os andaimes fachadeiros costumam ser usados em grandes obras, em que é preciso construir ou fazer uma reforma tanto na altura quanto no comprimento de um prédio. O seu nome se refere ao fato de, não raro, se estender por toda a fachada de uma construção, permitindo que os trabalhadores tenham acesso facilitado de um lado a outro e de cima para baixo.
Com isso, atende muito bem obras com grande número de funcionário e quando é preciso fazer atividades simultâneas. Esse tipo de andaime também permite um deslocamento seguro dos materiais. Já que, conforme a obra as suas dimensões podem ser bem diferentes, é ainda mais vantajoso optar pela sua locação.
Quanto ao valor, costuma ser cobrado o metro quadrado. Além disso, ele pode ser modular, que é o tipo mais comum, sendo formado por painéis metálicos simples com ou sem escada acoplada do tipo marinheiro, ou multidirecional, que possui a vantagem de contar com diferentes ângulos, ideal para construções mais complexas, quando estão previstas normas mais exigentes e específicas para determinadas obras.
Independente do tipo de andaime que você vai alugar é preciso estar atento a alguns pontos fundamentais. De acordo com as normas do Ministério do Trabalho e Emprego, todas as partes do andaime devem estar identificadas com o fabricante, bem como o ano de fabricação, lote e referência.
Recomenda-se ainda que, ao contratar uma empresa de aluguel de andaimes, tudo fique bem combinado entre ambas as partes, como quem será o responsável pelo transporte, pela armazenagem, pela montagem, pela manutenção e pelo projeto.
Também acerte com a empresa contratada como será dado o suporte e quais são as multas previstas em caso de perda ou avaria de peças do andaime. No portal AlugaQUI é possível encontrar o andaime que melhor se adapta às necessidades da sua obra. Assim, você economiza tempo e dinheiro e ganha em praticidade e segurança.
- por Paula Cassandra Alves em 07/02/2017