Em alguns bairros do Rio, a cota representa 30% do valor da locação para os inquilinos
Rio - O valor dos condomínios disparou no estado. E por conta deste cenário, o Sindicato da Habitação (Secovi Rio) recomenda que os proprietários reduzam o aluguel para que os inquilinos possam absorver as despesas do imóvel e pagar o aluguel em dia. Em alguns bairros, a cota condominial representa 30% da locação. Isso sem levar em consideração taxas como IPTU e extras que, em alguns casos, são de responsabilidade do inquilino. Segundo o Secovi Rio, no Méier, o condomínio representa 29% do aluguel. Em seguida, aparecem Jacarepaguá com 26,5%, Barra da Tijuca com 24,3%, Recreio com 22,2% e Tijuca com 20,4%. O valor médio no Méier é R$ 393 e na Tijuca está em R$ 526.
Para o vice-presidente Comercial da Renascença Administradora, Edison Parente, o percentual pode ser mais elevado, chegando a 50% do valor do aluguel. “Quando o condomínio é muito alto, acaba empurrando o valor do aluguel para baixo, pois o inquilino se preocupa com o custo total da locação. Essa despesa é uma das mais importantes que o inquilino tem. A relação entre valor do condomínio e do aluguel é inversamente proporcional: quanto maior o valor do condomínio, menor o valor do aluguel”, explica Parente.
Fonte: O Dia
http://odia.ig.com.br/portal/imoveis/taxa-de-condom%C3%ADnio-sobe-e-pesa-no-valor-do-aluguel-1.493562
Para ler a matéria na íntegra acesse:http://odia.ig.com.br/portal/imoveis/taxa-de-condom%C3%ADnio-sobe-e-pesa-no-valor-do-aluguel-1.493562