Valorização poderá ter reflexos em contratos vigentes


O aquecimento do mercado imobiliário brasileiro levou os imóveis a um novo patamar de preços. No Rio de Janeiro, a perspectiva de investimentos por conta da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 colocou a zona sul da cidade no centro do boom imobiliário nacional. Mas essa valorização não vai influenciar apenas o orçamento daqueles que estão procurando imóveis para comprar ou alugar. Segundo Edison Parente Neto, advogado mestre em direito imobiliário e conselheiro do Creci-RJ e da BIB- Bolsa de Imóveis da Barra,essa valorização também irá se refletir nos contratos de locação já em vigência, resgatando as práticas de ações revisionais e denúncias vazias.
 
O especialista considera que contratos próximos ao período de término deixarão de ser interessantes para o locador, que ao invés da renovação, irá preferir negociar o imóvel novamente no mercado, a preços mais altos. “O locador que alugou seu imóvel em 2008 - próximo aos 30 meses, período comumente usado para duração do contrato - não vai querer que o inquilino continue no imóvel, pois o aumento dos aluguéis, devido a valorização dos imóveis e escassez de ofertas para locação em determinados bairros, acresceram seus valores consideravelmente, chegando a mais de 100% em alguns casos. Ou seja: as ações de despejo por denuncia vazia vão aumentar”.
 
Da mesma forma, Parente Neto aposta no aumento de ações revisionais de aluguel, a fim de adequar o valor dos contratos à prática atual do mercado. “O locador que alugou de 2007 para trás - aquela locação com...........................

Para ler a matéria na íntegra acesse:
http://r7.imovelweb.com.br/web/editorial/R7Noticia.aspx?nodeid=4417

Fonte: R7 Imóveis
http://r7.imovelweb.com.br/web/editorial/R7Noticia.aspx?nodeid=4417